Medindo retorno nas mídias sociais

3 nov

Medir o retorno das ações de comunicação é prática comum para avaliar se as ações praticadas estão indo no caminho certo. Com o desenvolvimento da Internet, a mensuração de resultados nas mídias sociais também se tornou necessária, mas ainda é uma tarefa difícil, já que os parâmetros usados não privilegiam todos os aspectos dessas plataformas, como a interação entre os usuários.

Atualmente, existem algumas formas de medir esse avanço, principalmente com dados quantitativos, através do número de pessoas que acompanham o perfil da empresa e do número de mensagens de feedback. No caso do Facebook, podemos ver quantas pessoas curtem a página e as publicações e quantos comentários fazem. A rede social traz algumas estatísticas colhidas durante o período que determinarmos. Já para contas no Twitter, é possível identificar o número de seguidores da sua empresa, a quantidade de menções e de retweets, mas tudo deve ser feito manualmente, já que o Twitter não fornece estatísticas. Essa contagem também pode ser feita através de sites como Tweet Stats ou Twitter Counter. O Tweet Stats traz a média de tweets por mês, a densidade de tweets por hora de publicação, além do ranking de perfis “retuitados” pela empresa, para quem ela mais respondeu, entre outros itens interessantes.

Porém, além desses indicativos quantitativos, existem outros índices para medir a influência e o impacto do perfil através de ferramentas como o Klout que pode ser usado para contas do Twitter e outras mídias sociais. Ele é útil para ver o engajamento das pessoas, a velocidade de disseminação da mensagem e o alcance dos seus tweets.

  • Engajamento: o quanto diverso é o grupo que “responde” para uma determinada marca? A marca apenas faz “broadcast” ou participa do diálogo?
  • Velocidade: o quanto uma marca é “retuitada”? São várias pessoas que “retuitam” os posts ou sempre são as mesmas pessoas?
  • Alcance: os “tweets” são informativos o suficiente para se construir uma audiência? O quanto distante o conteúdo gerado espalha pelo Twitter?

Existem ainda outras ferramentas que podem ajudar a medir o retorno das mídias sociais, mas não há um padrão a ser usado. Cabe ao profissional de comunicação pesquisar e alinhar as ferramentas ao planejamento de comunicação da empresa. O mais importante é saber definir uma estratégia certa para os objetivos da organização e estabelecer um diálogo relevante com o público.

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