Comunicação interna = gestão de pessoas

14 ago

No post anterior, falei sobre como a comunicação é importante para todos, inclusive para as empresas. Nelas, a comunicação abrange diferentes públicos havendo a necessidade de um planejamento de comunicação interna e externa.

Muitas organizações privilegiam a comunicação externa para desenvolver a marca, a imagem e o relacionamento com o público, muitas vezes, deixando de lado um público essencial que são os colaboradores. Afirmo isto, porque os funcionários de uma empresa são os primeiros a promover a marca, se eles são valorizados e sentem-se bem no ambiente de trabalho. Caso contrário, também podem contribuir para o início de uma crise.

Portanto, o planejamento de comunicação interna deve fazer parte do planejamento estratégico de uma corporação, levando-se em conta que o trabalho de comunicação interna é um trabalho de gestão de pessoas. O plano de comunicação interna deve visar a transmissão de informações entre os departamentos, mas também, valorizar a integração e o bom relacionamento entre as pessoas. Além disso, é preciso motivar as pessoas, divulgando os projetos e os resultados, mostrando que o trabalho de cada um é importante para desenvolvimento da empresa.

Para melhorar o ambiente de trabalho é importante a troca de informações e cooperação entre equipes. Isso torna o ambiente dinâmico, onde é preciso saber trabalhar e contribuir com os colegas e respeitar as diferenças. Neste ponto, a comunicação pode ouvir as necessidades dos colaboradores e criar canais adequados que favoreçam essa troca. Dependendo do tamanho da empresa e do orçamento disponível, é possível criar:

  • Intranet;
  • Jornal ou revista institucional;
  • Jornal Mural;
  • Rádio interna;
  • Eventos para troca e avaliação, etc.

Este último item é indispensável para qualquer planejamento: avaliação constante para verificar se as ações estão corretas e onde é preciso ajustar à partir do retorno dado pelos próprios funcionários. Com a existência de um plano de comunicação interna que valorize os funcionários e favoreça a troca de informações, a empresa terá um apoio para suas ações externas.

Anúncios

3 Respostas to “Comunicação interna = gestão de pessoas”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Planejando a comunicação da sua empresa « comunicanet - 18/08/2011

    […] sobre as ações já realizadas pela empresa e conhecer cada departamento. Em seguida, ele deve ouvir alguns funcionários em diferentes níveis hierárquicos para conhecer suas necessidades e também […]

  2. A importância da pesquisa de comunicação para empresas « comunicanet - 11/10/2011

    […] A pesquisa de comunicação é uma ferramenta que permite avaliar a comunicação praticada e assim propor mudanças ou melhorias. Ela fornece dados precisos sobre como as pessoas enxergam a empresa, o que elas acham da atual política de comunicação praticada e o que pensam dos canais utilizados. Além disso, a pesquisa pode suscitar sugestões de mudanças e ideias interessantes para a empresa, e servir para realizar ajustes de imagens junto ao público interno. […]

  3. Uso das mídias sociais nas empresas cresce 300% « comunicanet - 26/01/2012

    […] mídias sociais nas empresas deixou de ser a principal questão do mundo corporativo. O foco dos gestores agora deve ser outro: como as empresas podem disponibilizar essas tecnologias, de modo que mantenha […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: