Planejamento de mídias sociais para as empresas

10 ago

As mídias sociais se desenvolveram nos últimos 10 anos, principalmente após a chegada da Web 2.0 que permitiu a criação de plataformas que integram diferentes mídias (texto, vídeo, imagem e áudio) e hoje fazem parte da nossa vida privada e profissional. Do mesmo modo, elas estão sendo cada vez mais usadas por empresas que querem garantir sua presença na rede.

Mas existe um problema: a variedade de mídias sociais é grande e este número continua crescendo. Assim, o que fazer?

Antes de sair criando perfis em várias mídias sociais, a empresa precisa fazer um planejamento de comunicação voltado para essas mídias, estabelecendo qual o objetivo desejado, qual o público-alvo a ser alcançado e quem será o responsável pela gestão dos perfis, para então, estabelecer em quais mídias ela deve se fazer presente.

Escolher as mídias sociais aliado a um planejamento estratégico gera ganhos para a corporação. É uma oportunidade para a empresa consolidar sua marca, criar e reforçar laços com seus diversos públicos e desenvolver a confiança. Mas para isso, é preciso transparência nas suas ações, agilidade nas respostas, diálogo com os participantes das redes e abertura para sugestões, ideias e até mesmo críticas que possam contribuir para o crescimento da corporação.

Adotar as mídias sociais para a sua empresa é um bom investimento e traz um impacto positivo, mas deve ser sempre acompanhado de planejamento.

Anúncios

11 Respostas to “Planejamento de mídias sociais para as empresas”

  1. christinafdf 11/08/2011 às 11:53 #

    É isso mesmo, Letícia! Não basta a empresa criar perfis em tudo quanto é mídia social, esquecer do assunto ou deixar alguém inexperiente lidando com isso, e achar que está presente no mundo social on-line. Tem que ter muito planejamento e sinergia com a estratégia de comunicação e cultura da empresa.
    Ótimo post! Assunto sempre relevante!
    Abç,
    Christina Ferreira

    • Letícia Carpanez 11/08/2011 às 13:47 #

      Olá Christina.

      Acho importante a gente discutir sobre as mídias sociais, porque tudo está acontecendo muito rápido e, muitas vezes, sem planejamento.
      Obrigada pelo comentário.

      Letícia Carpanez.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Planejando a comunicação da sua empresa « comunicanet - 18/08/2011

    […] planejamento foi bem sucedido. Isso pode ser feito pelos canais de comunicação da empresa (site, mídias sociais, intranet, blog, etc). Caso contrário, é preciso fazer ajustes para que o plano cumpra com a sua […]

  2. Facebook e relacionamento com o público « comunicanet - 20/08/2011

    […] Com crescente número de brasileiros utilizando o Facebook para se conectar não apenas com os amigos, mas com as marcas e causas com as quais se identificam, a rede social proporciona uma ótima combinação de alcance e engajamento para as empresas se relacionarem com o público. É aí que entra o planejamento de mídias sociais. […]

  3. Mídia social: facilitadora na decisão de compras? « comunicanet - 24/08/2011

    […] podemos reforçar a necessidade de um planejamento de mídias para as empresas que visem o relacionamento com o público, ao mesmo tempo que servem de canal para […]

  4. Reputação sólida como recurso estratégico « comunicanet - 30/08/2011

    […] mudanças no ambiente de negócios e a rápida circulação de informações na Internet e nas mídias sociais demanda uma maior transparência e ética, exigindo que as empresas pensem na construção e […]

  5. Como usar o LinkedIn para atrair os olhares para sua empresa « comunicanet - 02/09/2011

    […] mídias sociais trazem muitas possibilidades às empresas que precisam descobri-las e pensar no planejamento para […]

  6. Como usar o LinkedIn para atrair olhares para sua empresa « comunicanet - 02/09/2011

    […] mídias sociais trazem muitas possibilidades às empresas que precisam descobri-las e pensar no planejamento para […]

  7. O mundo das mídias sociais « comunicanet - 02/12/2011

    […] dados revelam que as empresas não podem mais ignorar ou subestimar o papel das mídias sociais no planejamento de ações de mídia e relacionamento com o público. Confira abaixo o vídeo “The world of social media 2011”. […]

  8. Uso das mídias sociais nas empresas cresce 300% « comunicanet - 26/01/2012

    […] do uso dos sites de relacionamento no ambiente de trabalho que registrou aumento de 300% no uso das mídias sociais no segundo semestre de 2011, em comparação com o mesmo período em […]

  9. Social Media Week 2012 « comunicanet - 10/02/2012

    […] é um evento global realizado simultaneamente em 21 países e focado em refletir sobre como as mídias sociais estão impactando e mudando governos, corporações e a sociedade como conhecemos. O objetivo do […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: